Demonstração do Fiware Wirecloud + Orion Context Broker

O Fiware é uma comunidade independente e aberta que tem seus membros comprometidos para realizar a missão que é: “Construir um ecossistema aberto e sustentável, público, livre de royalties e padronizado, que permitirá o fácil desenvolvimento de aplicações inteligentes em múltiplas áreas“. Este ecossistema é baseado no conceito de Future Internet.

topology

O grupo de pesquisa PAD está trabalhando com a integração dos módulos que compõem a plataforma Fiware denominados GE (Generic Enablers), este exemplo de aplicação integra o o GE Orion Context Broker e o GE Wirecloud. Estes GEs trocam informações por webservice através de API REST.

O Orion Context Broker está conectado a diversos IoT Devices, denominados Entidades, que monitoram parâmetros ambientais, como: Temperatura, Luminosidade e Ruído Acústico.

Neste exemplo foram conectados os nós Intel Edison, Galileo e Arduino que enviam dados para o Orion Context Broker localizado na nuvem do Fiware através de mensagens REST. Esta estrutura está em operação na nuvem federada denominada Fiwarelab.

O WireCloud é a interface de programação baseada no conceito de interligação de blocos através de linhas de conexão, que permite a rápida implementação de serviços utilizando APIs.


Observação: A visualização até o momento está funcionando corretamente no navegadore Chrome desktop.

A interface de programação é semelhante ao Node-RED que é amplamente utilizado para a construção rápida de aplicações.


mashup

O Mashup tem uma função importante do Framework Fiware, ele disponibiliza um conjunto de API gratuitas que podem ser facilmente conectadas através do Wirecloud.


wirecloud_mashup

Os dispositivos Intel Edison estão enviando dados diretamente para o Orion através de mensagens REST, e os dispositivos Intel Galileo e os Arduino estão enviando os dados através do Protocolo de comunicação MQTT (Message Queue Telemetry Transport) à um Gateway, em seguida os dados são enviados para o Orion através de mensagens REST JSON geradas pelo Node-RED.